Atrativos do bairro e notícias da Grande Florianópolis. Contato: clickobrasol@gmail.com

Arquivos

Pesquisar

Outras postagens

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. CLIC KOBRASOL 2019. Tecnologia do Blogger.

Mapa do Kobrasol

Quer divulgar no Clic Kobrasol? Envie um e-mail para clickobrasol@gmail.com que entramos em contato!
Atrativos do bairro e notícias da Grande Florianópolis

Contato: clickobrasol@gmail.com

Jardim Botânico celebrará 4 anos com programação especial neste sábado

Compartilhar:

O Jardim Botânico Municipal de São José celebrará o aniversário de 4 anos de criação com uma programação especial neste sábado (17). O evento será marcado pela entrega do Jardim Sensorial, além da realização da edição especial do Bairro em Movimento e atrações interativas, das 14h às 18h, no bairro Potecas.

Para a superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Fernanda Farias, é um momento especial comemorar mais um aniversário do Jardim Botânico. “Há quatro anos, o Jardim Botânico de São José vem se firmado como um espaço voltado para a educação ambiental, o contato e o convívio com a natureza. Para preservar, é necessário conhecer, e é isso que buscamos fazer aqui no Jardim Botânico, com os cursos, trilhas e passeios em meio à mata nativa”, destaca Fernanda.

O evento será uma excelente opção de diversão para todas as famílias, moradores e visitantes que estiverem na cidade. A programação contará com a distribuição de sementes de hortaliças; distribuição de mudas de espécies variadas; feirinha de produtos orgânicos e a presença das Contadoras de Histórias Lígia Barreto da Silva e Vera Lucia Sabino, que apresentarão ao público as personagens Tic e Tac, as Fadas do Tempo.

Atrações culturais, artísticas e musicais também farão parte da festa com apresentação de Capoeira com o professor Queixo e professor Graxa; Grupo Muzenza; Projeto Social Capoeira para todos, Boi de Mamão e Grupo Querência Açoriana.

O Bairro em Movimento também promoverá uma edição especial dentro da programação de aniversário do Jardim Botânico com brinquedos infláveis, brincadeiras e gincanas para a garotada. Às 16h30min uma aula de Zumba será realizada no local. Passeios a Cavalo com a Cavalaria da Polícia Militar e gastronomia variada com a presença de food trucks também estão previstos na programação.

Um Jardim de Sensações

Voltado à inclusão, o novo Jardim Sensorial do Jardim Botânico de São José, que será entregue no sábado (17), chega com a proposta de oferecer um passeio repleto de sensações às pessoas com deficiência, bem como, para toda a comunidade. Com a proposta de ser um espaço voltado á inclusão, o  Jardim Sensorial é composto por mais de 50 espécies diferenciadas, distribuídas por 45 canteiros de até 80 cm de altura. O jardim  também possui um túnel constituído com parreiras, plantas comestíveis e uma fonte de água natural. Tudo isso permitirá, por exemplo, que cadeirantes, deficientes visuais e auditivos, além de pessoas com outras deficiências, possam ter contato sensorial com diferentes texturas.

“O jardim poderá servir também de ferramenta para reabilitação em fisioterapia para tratamento de distúrbios diversos. A força da proposta torna este espaço um diferencial, pois deixa de ser apenas um local de lazer para se tornar uma ferramenta de inclusão social, promovendo a educação ambiental e a interdisciplinaridade de forma integrada com o meio ambiente”, afirma o diretor do Jardim Botânico, Sérgio Stähelin.

Sobre Jardim Botânico

Com 160 mil m² de Mata Atlântica preservada, o primeiro Jardim Botânico de Santa Catarina foi inaugurado no dia 14 de agosto de 2015. Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e integrante do Sistema Nacional de Jardins Botânicos (SNJB), o espaço é um importante instrumento de estudo e preservação de espécies nativas da flora brasileira.

O espaço conta com a sede administrativa, anfiteatro para eventos de educação ambiental, trilhas ecológicas, estufa com vegetação nativa e um herbário, uma coleção científica composta por amostra de plantas secas, semelhante a um museu de espécies.

O Jardim Botânico de São José fica aberto à visitação de segunda a sábado, das 9h às 17h, sendo que as visitas em grupos devem ser agendadas pelo telefone (48) 3381-0040. A unidade está localizada na Rua Cauassu s/nº, no bairro Potecas.

Serviço

O quê: Aniversário de 4 anos do Jardim Botânico de São José

Quando: sábado (17), das 14hàs 18h

Onde: Rua Cauassu s/nº, no bairro Potecas.

Entrada: gratuita

Foto: Divulgação Secom/PMSJ

Compartilhar:

Agenda

Post A Comment: