Atrativos do bairro e notícias da Grande Florianópolis. Contato: clickobrasol@gmail.com

Pesquisar

Outras postagens

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. CLIC KOBRASOL 2019. Tecnologia do Blogger.

Mapa do Kobrasol

Quer divulgar no Clic Kobrasol? Envie um e-mail para clickobrasol@gmail.com que entramos em contato!
Atrativos do bairro e notícias da Grande Florianópolis

Contato: clickobrasol@gmail.com

Prefeitura de São José lança programa “Vamos falar de Saúde”

Compartilhar:
Conversar diretamente com a comunidade para explicar o funcionamento da rede de atenção básica e ouvir sugestões de como melhorar o atendimento. Essa é a proposta do programa “Vamos falar de Saúde”, lançado na última sexta-feira, 18,
pela Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A ideia é promover reuniões semanais, abertas a comunidade, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O primeiro encontro já tem data marcada e será realizado na próxima quarta-feira (23), às 19 horas, no Conselho Comunitário Forquilhinha.
O encontro contará com a presença da secretária de Saúde, Sinara Simioni; do secretário adjunto Udo Haweroth; da diretora de Atenção Básica, Fabrícia Martins; da diretora da Atenção Especializada, Geovana Stedile; o diretor técnico-médico, um representante da Regulação e um da Unidade Básica. A conversa será realizada em duas etapas, primeiro haverá uma apresentação didática sobre o funcionamento da rede para, em seguida, abrir para as perguntas da comunidade.
“Queremos explicar como funciona a engrenagem da Saúde dentro do município, pois grande parte da população desconhece essa estrutura. Nossa proposta é levar a informação ao bairro, diretamente ao usuário”, aponta a secretária de Saúde, Sinara Simioni, lembrando que a ação será promovida a cada semana em uma UBS diferente.
Para aproximar a equipe técnica da comunidade, durante as reuniões, os participantes poderão sanar dúvidas sobre atendimento, funcionamento da unidade e outras questões relacionadas à Saúde Pública, além de entender como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS), quando procurar uma Unidade Básica e quais casos são considerados emergência.
O cidadão também aprenderá a diferença entre a atenção primária, especializada e a regulação; para onde ir quando necessitar de um encaminhamento; quais especialistas existem na rede e o que fazer quando o caso for de responsabilidade do Estado. A partir do programa “Vamos falar de Saúde”, ainda serão disponibilizados dados da região de abrangência, o número de consultas e exames realizados, além da quantidade de medicamentos que são dispensados mensalmente na farmácia da unidade.
"Esses momentos são importantes para termos acesso não só aos anseios e dificuldades que a população enfrenta nos serviços de Saúde, para que a gente possa reavaliá-los e planejar condutas para correção dos problemas, como também é uma oportunidade de orientarmos o usuário. É uma questão de responsabilidade de serviço e corresponsabilidade do munícipe em utilizar corretamente os recursos.", assinala a diretora de Atenção Básica, Fabrícia Martins.
Serviço
O quê: Programa ‘Vamos Falar de Saúde’
Quando: quarta (23), às 19h
Onde: Conselho Comunitário Forquilhinha, Rua Princesa Isabel, 445, Forquilhinha
Com informações e imagem da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José.
Compartilhar:

Saúde

Post A Comment: